E Por Falar em Verdade - Idolatria GOSPEL

E ai galera? beleza?

Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre idolatria. vamos la?

Galera quando falamos em idolatria a primeira coisa que vem nas nossas mentes são as "imagens", cultuadas e veneradas por todo mundo, e não só pela ICAR (igreja católica apostólica romana), mas por varias e varias religiões espalhadas por todo o mundo. O hinduísmo, por exemplo, cultua seus milhares de deuses e deusas, o budismo reverencia a memória de Buda e muitas outras religiões tem seus ícones ou idolos. E quando falamos em idolatria, é o culto a imagens que imediatamente vem a nossa mente. E não está errado, afinal essa foi, e é uma das maiores divergências entre católicos e protestantes, o culto a objetos inanimados, ainda que com o pretexto de que aquilo é apenas simbólico, continua a ser idolatria, a questão é quando nós esquecemos que idolatria é a adoração a um idolo, e que idolo é uma palavra muito abrangente. Vamos ver o significa essa palavra:

í.do.lo
sm (lat idolu) 1 Estátua, figura, ou imagem que representa uma divindade e que é objeto de adoração. 2 Objeto de grande amor, ou de extraordinário respeito. (clique aqui para confirmar)

Ok, segundo o dicionário a primeira coisa que nos vem a cabeça está certo veja la, estatua, figura ou imagem que representa uma divindade, certissimo, nosso ponto agora é a segunda forma de interpretar um idolo, Objeto de grande amor ou de extraordinario respeito. Essa forma de ver o idolo aumenta muito o horizonte de quem está procurando definir o que são idolos, porque segundo o dicionario qualquer coisa em que se ponha um gande amor ou extraordinario respeito pode ser um ídolo. Qualquer coisa!

Isso nos leva a pensar, quantas vezes colocamos tanta paixão em coisas, como times de futebol, moda, fama, programas de TV, comida, pessoas, bandas, atores, "Pastores", "bispos", "Apostolos e etc... e entre milhões de coisas que poderiam ser citadas o grande Idolo de todos o DINHEIRO.

Entre nós caros irmãos há um crescente numero de idolatras, que passam a viver em busca daquilo que o coração deles mais ama, seja essa coisa um bem, como uma casa ou um carro, seja um cargo, seja um dom, cada vez que colocamos em algo mais amor do que em DEUS, aquilo é nosso ídolo. A pessoas que vivem em busca de dons, mas não atrás Daquele que dá os dons, vive atrás de cura, mas não atrás Daquele que tem a cura, perseguem o dinheiro, ama possui-lo, e justificam isso dizendo que ter dinheiro é um sinal divino. E essas pessoas não vem a teia em que estão caindo, por que se sentem anestesiadas ao irem na igreja aos domingos, principalmente porque os pastores vão confirmar suas expectativas, dizendo que DEUS quer mesmo te dar dinheiro, casa, carro. Sinceramente, faz um certo tempo que ouço sobre a volta de CRISTO, faz tempo que não ouço sobre pecado, sobre graça. Lembra da graça? Aquela, através da qual DEUS nos deu tudo sem merecermos nada, lembra dela? Porque hoje o que se prega é que DEUS te dá coisas porque você faz coisas, você dizima, é ofertante disso, daquilo, e daquilo outro, ou seja, você merece a benção afinal é um ofertante e um dizimista, não tem nada a ver com a graça, né?

Mas voltemos ao tema... A idolatria tem entrado contudo nas igrejas, e tem feito uma destruição terrível, pois ela não tira as pessoas da igreja, ela matem elas la, mortas e inanimadas.
Esse é o efeito da idolatria, se tornar como seu ídolo, veja abaixo:

Salmos 115:4-8
4 - Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
5 - Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
6 - Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
7 - Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
8 - A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

Esse salmo é uma sentença, um resultado a pratica da idolatria, a idolatria tem um efeito colateral, o idolatra se torna parecido com seu ídolo, inanimado, sem vida, sem movimento, por isso que é difícil falar sobre idolatria, porque os olhos não veem, os ouvidos não ouvem, suas mãos não apalpam, é triste mas é real. 

E é muito simples entender,  quando na adolescência passamos a gostar de bandas, e aquilo passa a nos influenciar, passamos a te-los como ídolos, e em breve nossas roupas, são exatamente iguais as deles, nossas atitudes, o corte de cabelo, o jeito de falar e tudo aquilo que podemos fazer pra nos parecermos mais com nosso ídolo. E é assim que acontece espiritualmente também.

Nossa esperança é que nós temos um SENHOR, e a adoração a ELE traz o mesmo efeito, cada dia que passamos adorando seu nome, nos tornamos mais parecidos com ELE, e esse é o nosso proposito, o proposito daqueles que amam mais o abençoador do que as bençãos.

Nenhum comentário: