E Por Falar em Verdade - A Validade Do Culto

E ai galera blz?  

Hoje falaremos sobre o requisito para validade do culto. Em muitas vezes, na verdade, na maioria delas, o culto nas nossas igrejas se baseia e se valida nas instituições litúrgicas pré-estabelecidas, a ordem que buscamos é a forma estética, a forma planejada e organizada pela liderança humana da igreja, ou seja, validamos o culto quando este começa com a leitura de algum salmo, passando em seguida para as musicas, em seguida as ofertas, a palavra e no meio desses períodos, oramos algumas vezes, basicamente para pedir coisas ao SENHOR. E dia a após dia entramos e saímos da casa do SENHOR, e julgamos validos os cultos porque todos os procedimentos foram tomados, embora nós mesmos não tenhamos cultuado com todo nosso ser, nem ouvido atentamente a palavra, para aplicar na nossa vida, nem mesmo oramos ao SENHOR, apenas fechamos os olhos, enquanto o pastor se "esguelha" para alcançar o trono com suas petições, não ofertamos com amor, apenas “doamos” aquele dinheiro porque tememos os resultados de reter o que “é de DEUS”.

Mas, e daí? Fomos ao culto, e todos requisitos foram preenchidos, quando o pastor perguntou: Quem crê? Eu levantei a mão, embora nem estivesse ouvindo o que ele estava falando anteriormente... eu balancei a cabeça como se concordasse com aquilo tudo que estava no sermão, quando na verdade minha mente estava focada em sair dali e ir ver o futebol no fantástico... Mas, e daí? Todos os requisitos foram preenchidos, o culto foi valido.

E também tem quando vamos a um culto “para” jovens, sem citar que o culto deveria ser feito “pelos” jovens “para” DEUS, mas deixando o titulo de lado, vamos a uma reunião de jovens (assim fica melhorzinho), a mesma liturgia não é adequada, é necessário que para que os jovens se sintam jovens e o culto seja valido, precisamos de musicas mais agitadas, de um cara “animadão” que nos faça mexer o esqueleto, alguém que tenha a paciência de ficar ditando o que se deve fazer(levante a mão, feche os olhos, abra a boca, etc...), jogos e gincanas, festas e a palavra, é claro não pode faltar a palavra, mas nem venha com nada pesado, jovem gosta de palavra “light”, nem fale sobre os maus costumes, sobre as festas mundanas, a não leitura da bíblia, e nunca, nunca mesmo pregue sobre o pecado, mas pregue sobre as coisas que DEUS quer fazer pelos jovens por que eles são fortes, e além do mais, tendo tudo isso, o culto já foi valido, não precisa pegar no pé dos jovens com a verdade.

E ao analisar isso tudo, chego a conclusão de que isso não serve para nada.... a Validade do culto não se dá pela forma estrutural em que o organizamos, mas pela operação do ESPIRITO SANTO, é ELE quem dá o tom do culto, ELE é o maestro da igreja de CRISTO, que mantem sua palavra intacta, que resguarda o mundo do controle de satanás, é ELE quem se apresenta para nos consolar, é ELE quem nos fortalece, o culto sem a operação do ESPIRITO SANTO, é vazio, pode até ser que o culto foi cheio, mas cheio de coisas que não operam mudanças...

I Corintios 2:5
5 - Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

Portanto não validamos nosso culto pelas formas litúrgicas de organizar um período dentro de um templo, mas pela liberdade de operação do poder de DEUS, e da manifestação do SEU ESPIRITO.
Sendo Jovem, eu já cheguei a olhar pra um ancião dentro da igreja, não por uma vez, e desejar ter o mesmo vigor para me entregar ao SENHOR, tão verdadeiramente, o que é uma vergonha, uma vez que a palavra nos chama de “fortes”, nossa força e vigor tem de servir para oferecer tal culto a DEUS, que as liturgias, os animadores, e tudo mais sejam dispensáveis, nossa força e nosso vigor tem de servir para o trabalho do reino, assim nosso culto será valido.

Não estou aqui desmerecendo a organização do culto, aliás a bíblia esta recheado de elementos que devem constar no culto,fora que tudo deve ser feito organizadamente, porém importa a ordem que o ESPIRITO SANTO quer pra aquele culto.
Portanto, que sigamos cumprindo os elementos de culto, porém com todo nosso coração, mediante operação do Espirito Santo em nossos corações, agradando sempre Aquele que merece toda glória. 

I Corintios 2:4-16
4 - A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
5 - Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
6 - Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
7 - Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
8 - A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
9 - Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 - As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 - Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Um comentário:

Preguiça alheia disse...

Parabéns pelo blog.. obrigado pela visita!

ps.: estou te seguindo!

Abraço,
PREGUIÇA ALHEIA