E Por Falar em Verdade - confronto ou conforto??

" Agora começo a ser um discípulo. Nada me importa das coisas visíveis ou invisíveis, para poder ganhar somente a Cristo. Que venham sobre mim o fogo e a cruz, manadas de bestas selvagens, rompimento de ossos e dilaceramento do corpo, e toda malícia do diabo. Que assim seja, se eu tão somente puder ganhar a Cristo Jesus!" (carta de Inácio, sucessor do apóstolo Pedro na igreja de Antioquia, descrito por John Fox em o livro dos mártires)


Marcos 8.34-36
E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-a, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

As igrejas modernas estão cheias de conforto para as almas, que adentram seus templos e se assentam em suas cadeiras. Palavras tais como, "hoje é a noite da sua benção", "chega de sofrer", etc......, dia após dia, culto após culto, sermão após sermão, as pessoas estão mais certas de que DEUS irá derramar bençãos maravilhosas, que nossa mente nem pode imaginar. Alguns pregadores mais exaltados, até ameaçam como garantia rasgar suas bíblias caso não aconteça algo. Quem de nós nunca foi a uma campanha de benção e prosperidade? os sete passos para a benção, o jejum da vitória e outros títulos mais elaborados que estes? (como diria Juliano Son vocalista do grupo livres para adorar)
Claro que já fomos, a verdade é que a grande maioria do que temos ouvido nos sermões das igrejas modernas são relacionados com felicidade terrena, prosperidade material e bençãos, bençãos e mais bençãos.
Ok, DEUS é um Pai amoroso, que tem bons presentes para seus filhos, isso é obvio, porem essa situação coloca DEUS como um homem do Baú e as igrejas sãos as portas da esperança, você entra pede e recebe alguma coisa, isso não me parece nem um pouco o tipo de relacionamento de PAI e filhos. Você não concorda?
Vamos aos fatos.
Conte o numero de pessoas participam de cultos de oração e depois conte o numero de pessoas que participam de campanhas e cultos de prosperidade;
Conte quanto tempo as igrejas gastam falando dos efeitos do dizimo e das ofertas (isso é assunto pra outro post) e quanto tempo gastamos orando a DEUS no próprio culto;
Conte quantos glórias a DEUS e aleluia se ouvem na igreja quando se prega sobre mudança de vida, sobre o pecado, sobre salvação e conte quantos se ouvem quando você diz "que hoje é o dia da benção".
Veja o que diz o ministro de louvor Juliano Son: "Quantos já foram a alguma campanha do negue-se a si mesmo? Campanha dos três passos para morrer? Ou a campanha das sete maneiras de amar o seu próximo como a si mesmo? Campanha dos quarenta dias de jejum pra que eu possa carregar a minha cruz? Não? Nunca foi? Por quê não?" (ouça o audio "Para que outros possam viver" - Livres Para Adorar)


Isso sinceramente me parece mais com uma relação parasitaria, onde alguém quer se achegar a DEUS para "sugar" tudo o que ELE tem pra dar, do que o tipo de relacionamento que DEUS realmente está procurando ter conosco.

ALGO ESTÁ ERRADO.  muito errado.

Algo está errado, ou, em algum ponto da historia humana o evangelho mudou. Eu prefiro acreditar que algo está errado. Não me julguem mal, não sou contrario a se pregar sobre vitória e bençãos, pela bíblia eu tenho que ser a favor, o que eu me posiciono contra é a forma com que isso vem sido feito.

Vou explicar meu ponto de vista.

O novo testamento no sentido histórico tem seu inicio com João Batista, este homem foi um grande pregador, um profeta, e segundo o próprio JESUS foi o maior homem nascido de mulher (Mt 11.11). Este homem arrastou grandes multidões, que se deslocavam para ouvir esse excêntrico pregador. João inaugurou um estilo   diferente de pregação, um estilo que não se ouvia a muito tempo. O estilo de pregar dos profetas, que DEUS havia levantado no antigo testamento para repreender o povo, quando este se desviava dos caminhos do SENHOR. basicamente João batista pregava uma mensagem fixa, que era:
"Arrependei-vos, pois é chegado o reino de DEUS" (Mt 3.1-2)

João teve uma missão muito bela, sua verdadeira missão era preparar o povo para Aquele que viria depois dele. JESUS veio para ser batizado por João, o ministério de JESUS teve inicio de fato e tão logo começou e sua mensagem era a seguinte:
Marcos 1. 14-15. E, depois que João foi entregue à prisão, veio JESUS para a Galiléia, pregando o evangelho do Reino de DEUS
e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de DEUS está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.
Mateus 4. 17. Desde então, começou JESUS a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino de DEUS.

JESUS concluiu sua missão expiatória, anunciou as boas novas, morreu, ressuscitou, confirmou sua igreja e subiu ao céu. A bola ficou nas mão dos apóstolos, agora era a vez deles levarem a mensagem do evangelho para frente, e fizeram isso da seguinte forma.
Atos 2 .38. E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO para perdão dos pecados, e recebereis o dom do ESPÍRITO SANTO.

Atos 14 . 22. confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de DEUS.

Atos 19 . 8. E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de DEUS.

O que estas diferentes pessoas pregavam em comum? basicamente duas expressões chave, arrependimento e Reino de DEUS.

Isso resume bem as boas novas do evangelho, vejamos no proximo post.
    

Nenhum comentário: