E Por Falar em Verdade - Louvor e Adoração (2ª parte)

Bom, retomando, (quem não leu  a primeira parte clique AQUI) a adoração foi identificada como ações, sim, ações que que dignificam e entronizam a DEUS, mas que além do que momentos isolados de excitação, onde pulamos e gritamos, a adoração é um sacrifício diário, onde adotamos um estilo de vida que realmente alegra e glorifica a DEUS, tanto nos mais pequeninos atos, como no "bom dia" que damos as pessoas, quanto nos mais gloriosos atos,  como estamos a frente da igreja pregando, cantando, etc...

Tendo entendido um pouco sobre adoração, vamos agora para o segundo ponto, O LOUVOR.
Vejamos o que diz o dicionário da língua portuguesa michaelis.
Louvar: (lat laudarevtd 1 Dirigir louvores a; elogiar, enaltecer, gabar. vtd 2 Aprovar, confirmar com elogio (um ato praticado por outrem). vpr 3 Elogiar-se, gabar-se, jactar-se, vangloriar-se. vtd 4 Bendizer, enaltecer, exaltar, glorificar. Vpr (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=louvar)
O pastor Ronaldo bezerra publicou um estudo sobre a etimologia da palavra louvor em hebraico, vejamos um pouco:
HALAL : Significa celebrar com palavras, falar entusiasmadamente de algo ou alguém
SHABACH : Significa expressão de júbilo e vitória. Expressões em alta voz, forte voz, gritos de júbilo
BARAK : Significa bendizer ao Senhor, como um ato de adoração. Prostrado, ajoelhado na presença de Deus
ZAMAR : Significa usar ritmos e música. Tocar com os dedos das mãos um instrumento musical. Tocar e cantar a música com força, vigor, entusiasmo e sentimento
TEHILLAH : Significa a forma mais exaltada de louvor ao Senhor. É louvar ao Senhor com um cântico novo, um canto não aprendido previamente de memória. A ênfase principal desta palavra é dar liberdade ao espírito para que expresse com voz audível, palavras de gratidão e adoração, estabelecendo uma relação íntima e amorosa com o Senhor
Acho que ficou bem claro , que quase toda definição que encontramos sobre louvor tem a ver com aquilo que nós "falamos", ou seja, aquilo que declaramos com a boca. E sim, este é o significado literal encontrado nas escrituras.
Hebreus 13-15 . Portanto, ofereçamos sempre por ele a DEUS sacrificio de louvor, isto é, o fruto dos labios que confessam o seu nome.
Só para retomar adoração é todo ato que glorifica e entroniza a DEUS, o louvor esta contido neste contexto então, ele é uma forma de adoração que expressamos falando, declarando, exclamando, etc. Talvez seja a forma mais inequívoca de adoração, pense, podemos confundir uma dança, ou um levantar de mãos, na verdade fazemos isso em muitas situações, sem que estejamos adorando a DEUS, por exemplo assistindo a um jogo de futebol, aqueles mais exaltados, saltarão, gritarão, levantarão suas mãos, sem ao menos pensar em DEUS, mas não há como confundir alguém que levanta sua voz e diz: Louvado seja o teu nome, JESUS.
Que maravilhosa coisa é louvar a DEUS, pense bem, DEUS nos concedeu uma forma de adora-lo de maneira inequívoca, uma maneira que não há duvidas de quem está sendo reverenciado.
Claro, que podemos apenas abrir a boca e falar coisas que não nasceram do coração, e isso obviamente não é louvor, mas neste sentido a pessoa é que está usando mal uma dom que DEUS nos deu, o verdadeiro louvor continua sendo lindo.
Nas nossas igrejas essa palavra, "louvor", vem sido empregada para designar "musicas", quem nunca ouviu as seguintes frases:
"agora é a hora do louvor"
"eu faço parte do ministério de louvor"
"eu sou ministro de louvor"
Em todas essas frases, tão usadas, louvor entendesse musica. Sim, de fato, enquanto o louvor for a expressão falada do nosso amor por CRISTO, a musica é o meio para fazermos isto com arte. A musica é uma arte, e por meio desta expressamos o nosso louvor a DEUS.
O que é importante ressaltar é que o louvor não depende de musica para existir, na verdade a musica foi introduzida no meio do culto como um departamento somente na época do rei Davi.
I Cronicas 15 - 16 - E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria.
Sou suspeito de falar deste assunto, pois a maior parte da minha vida cristã estive envolvido neste ministério de musica na igreja, porem preciso ser imparcial ao falar que ainda que faltem músicos, instrumentos, aparelhagem de som e etc..., ainda assim não cessarão os louvores a DEUS, enquanto houver um coração e uma boca rendida a ELE, para confessar o seu nome.
 O Louvor é uma expressão do nosso amor por DEUS, expresso pela nossa fala, o louvor não tem nada a ver com nossas necessidades e anseios, pois ainda que falte tudo para nós o Senhor ainda é digno do nosso louvor (Habacuque 3 - 17 ao 19). Por tanto o louvor não se vende, o louvor não pede, não troca nada, o louvor é livre de todo sentimento que não seja gratidão e amor.


Então abra a boca agora mesmo e louve ao SENHOR.


Nenhum comentário: