E Por Falar em Verdade - Louvor e Adoração?

E por falar em verdade, é comum ouvirmos estas duas palavras juntas, não é verdade?


Sempre juntamos estas duas palavras como se fossem sinônimos uma da outra, é como se pudéssemos encaixar as duas juntas em tudo, o que serve para uma serve para outra. Por falar em verdade, não é bem assim, são palavras que estão contidas em um mesmo contexto, porem tem sentidos diferentes.
Então vamos lá:


Adoração: O proposito da adoração é estabelecer ou dar expressão a um relacionamento entre a criatura e a divindade. A adoração é praticada prestando-se reverencia e homenagem religiosa a DEUS. A adoração pura expressa a veneração sem fazer alguma petição, e pressupõe a auto-renuncia e a entrega sacrificial a DEUS. Estritamente falando, a adoração é a ocupação da alma com o proprio DEUS, e não inclui a oração por necessidades. (enciclopedia wycliffe)
A adoração na biblia esta comumente associada com ações de sacrificio, sejam pessoais ou coletivas. E a palavra chave que resume adoração é “ação”, ou seja, adoração é a expressão de um sentimento por meio de uma ação. A biblia esta recheada de homens que expressaram seu amor e sua gratidão a DEUS de diversas maneiras.
II samuel 6-14 . E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor;...
Salmo 99-5 . Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, porque ELE é Santo.
Salmo 101-2 . Portar-me-ei com inteligencia no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.
Salmo 47-1 . Aplaudi com as mãos, todos os povos; e cantai a DEUS com voz de triunfo.
Salmo 149-3 . Louvem o seu nome com danças,...
Adoração como podemos ver nos exemplos acima podem ser entendidos como qualquer ação em que DEUS está entronizado, onde ELE é o foco, o alvo, a causa e a razão. Ou seja saltando o mais alto ou prostrando-se o mais baixo, gritando com voz de triunfo ou silenciosamente portando-se inteligentemente e dignamente, podemos adora-LO, uma vez que essa ação tenha como alvo alcançar, alegrar, servir, engrandecer, obedecer a ELE.
Claro que nossas ações devem ser prudentes, imagine se alguém empolgado decide se despir para adorar a DEUS mais livremente :shock: , realmente isso não alegraria a DEUS, certo? Então nossas ações devem se direcionar a DEUS, dentro do limite da prudência e decência, conforme o ESPIRITO nos guie.
Ok, Prosseguindo.... No passado bíblico os homens adoravam a DEUS também, oferecendo sacrifícios de animais para expiação dos pecados.
I Cr. 29 - 21: E ao outro dia imolaram sacrifícios ao SENHOR, e ofereceram holocaustos ao SENHOR, mil bezerros, mil carneiros, mil cordeiros, com as suas libações; e sacrifícios em abundância por todo o Israel.
Esses sacrificios feitos no antigo testamento, foram invalidados uma vez que JESUS fez o derradeiro e perfeito sacrificio, portanto não nos cabe sacrificar animais como forma de adoração, pois isso seria uma afronta a perfeição ao sacrificio de JESUS. Contudo a biblia nos traz a nova forma de sacrificio que devemos oferecer a DEUS como forma de adoração.
Romanos 12-1 . Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de DEUS, que apresenteis o vosso corpo em sacrificio vivo, santo e agradavel a DEUS, que é o vosso culto racional.
Portanto sacrificar nossos corpos é viver de forma separada das ações carnais, (Gl. 5-19: ...adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas....), matamos nossa carne deixando de alimenta-la com o pecado, e passando a viver segundo o ESPIRITO nos coordena.
Viver em santidade é uma forma de adoração a DEUS, pois é o real sacrifício de nossas vontades e desejos carnais, para decidirmos viver as vontades e desejos de DEUS.
Outra coisa muito interessante sobre adoração, é um ponto que JESUS abordou muito profundamente com aquela mulher samaritana. Jesus ensina aquela mulher , que os adoradores que o PAI procura são adoradores que adoram em espirito e em verdade. Muito legal, Mas o que isso quer dizer? Vejamos outro versículo:
Salmo 24-3,4 Quem subirá ao monte ao monte santo do Senhor ou quem estará no seu santo lugar? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração,...
Aquele que tem boas obras e tem boas intenções, tanto sua vida externa revela a DEUS, com seus atos visíveis, quanto seu intimo esta em retidão, ou seja, seus pensamentos e desejos. Concluindo,  o adorador é aquele que espressa a sua gratidão e amor a DEUS em momentos especificos (pulando, dançando, cantando, prostrando-se e etc...), mas principalmente é aquele que anda diante da vontade de DEUS em todo tempo, em espirito (puro coração) e em verdade (mãos limpas). Estes serão achados por DEUS, e serão chamados adoradores.
AH, Sobre o Louvor falaremos no próximo Post

Nenhum comentário: