E Por Falar em Verdade - Santidade, Justiça e Amor!

E Por Falar em Verdade, se analisarmos com cuidado, essas três palavras estão mais ligadas a historia da humanidade que nenhuma outra. Santidade, Justiça e Amor.
Por elas e sua relação com o homem, foi necessário e possível a morte de JESUS pelos nossos pecados.

DEUS é SANTO, JUSTO e AMOROSO, dentre outros adjetivos que somente pertencem a ELE, contudo dentre todas essas três mudaram a nossa historia totalmente.


Salmos 47:8 - Deus reina sobre os gentios; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade.

Gênesis 1:31 - E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Mateus 7:17 - Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

Se juntarmos todos esse versículos chegaremos a algumas conclusões, DEUS é SANTO, ou seja, DELE não pode prover perversão, que concluímos ao ler que toda arvore boa só produz bons frutos, com essas premissas chegamos ao entendimento que o SENHOR, na criação, formou todas as coisa em estado de pureza , pois tudo que há, veio da vontade DELE e DELE não provém perversão.

Gênesis 3:8 - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
9 - E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

Santidade é justamente a separação daquilo que é perverso e depravado, neste momento DEUS veio até o jardim para se encontrar com Adão, mais uma prova de que a criação foi feita pura. DEUS nesta ocasião veio pessoalmente para ter comunhão com Adão, pelo texto não da pra saber se essa era uma atitude rotineira, ou se foi algo peculiar, o importante é que O DEUS SANTO, veio, e veio a procura do homem, sua criação tão especial, que foi feita pura.
Infelizmente sabemos o que aconteceu nesta historia.

Gênesis 3:23 - O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.


SEPARAÇÃO,  o homem foi "lançado", note que a bíblia não narra colocado, posto ou convidado a sair, a bíblia diz "lançou fora", isso mostra o grau da afronta cometida pelo homem, que foi feito puro, e pelas suas próprias mãos foi feito impuro e o grau de descontentamento de DEUS por este ato. Engana-se quem pensa que é o diabo quem nos faz pecar, satanás é astuto, mas ele não tem este tipo de poder, a unica coisa que ele faz é te mostrar um caminho, que até parece agradável, mas o fim é MORTE, e quem anda por ele somos nós.

Provérbios 16:25 - Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.


Não foi diferente com Adão, que havia recebido uma ordem de DEUS para não comer do fruto, satanás os enganou com uma mentira, mas foi com suas próprias mãos que Adão e Eva pegaram do fruto e comeram. Somos responsáveis por todas as nossas atitudes, não adianta tentar fugir da nossa responsabilidade, como fez Adão, porque DEUS vê tudo.

Salmos 11:4 - O SENHOR está no seu santo templo, o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.

O pecado é gerado primeiramente nos olhos, passa pela mente, cresce se fortalece dentro de nós e então concretizamos o pecado, quando deixamos ele dominar nosso desejo.

Mateus 6:22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;


Tiago 1:14 - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15 - Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

A santidade é justamente a separação de tudo aquilo que é impuro, DEUS é SANTO, portanto ELE não tolera o pecado, a desobediência, a rebeldia, a afronta, portanto a forma como aquele mesmo homem, que tinha comunhão com DEUS, foi colocado para fora do Jardim do Éden mostra como DEUS repudia a desobediência das suas ordens. O homem de modo geral foi lançado para longe da presença de DEUS, que não mais teve aquela primeira comunhão com o homem.


Êxodo 33:20 - E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.


A SANTIDADE de DEUS e a consequente falta de santidade por parte do homem mudou a historia, lançando o homem para fora da presença e da comunhão intima com DEUS.
É simples de se entender, quem já limpou uma casa por exemplo sabe disso, quando você depois de horas varrendo, passando pano e encerando o chão, deixou tudo limpo, e então chega alguém da rua com aquele sapato cheio de barro.......... Irmão, pode ser a pessoa mais importante pra você, que você não deixará que ele entre, a menos que tire toda a sujeira dos seus pés. É verdade ou não?
Imagine DEUS totalmente SANTO, imagine se ELE poderia suportar a presença de alguém que não apenas está com os sapatos sujos, mais todo o seu corpo está dominado pela desobediência e rebelião a  SUA vontade.
O homem passou a decair cada vez mais, e conforme se passavam os anos mais o coração do homem se rebelava contra a SANTIDADE de DEUS.

Gênesis 6:5 - E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.


Até aqui afronta ao SENHOR, nos acarretou a separação com o SENHOR, o homem continuou a pecar.

Hebreus 9:22 - E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.


Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Estas são sentenças dadas por DEUS, o resultado do pecado é a morte, porque só se paga o pecado com sangue. Terrível, não é mesmo?
De forma nenhuma, pense na lei humana, por exemplo, quando alguém rouba, mata, trafica, não paga pensão ou pratica qualquer afronta a lei o que acontece com ele? Sofre uma sanção, ou seja, uma conseqüência prevista pela lei, pela afronta cometida, e quando um assassino vai para a cadeia, é uma coisa terrível? Não, é justo, muito justo.... Então porque não seria justo sofrermos por todas as afrontas e rebeldias que apresentamos diante de DEUS, na verdade isso seria mais que justo.

OK, o homem foi criado puro, pelas próprias mãos corrompeu sua vida e a terra, fomos lançados para longe de DEUS, por causa da SUA SANTIDADE, e estavamos condenados a pagar com a vida pelas afrontas, e não apenas nesta vida, mas tambem na eternidade, nosso fim seria com os anjos rebeldes e satanás no inferno, e isso tudo seria JUSTO, pois foi uma sentença dada por um JUIZ JUSTO.

Só pra compreender um pouquinho sobre a JUSTIÇA de DEUS, sim, um pouquinho só, porque compreender plenamente SUA JUSTIÇA é impossível, pelo menos enquanto vivermos nesta terra, com nossas mentes humanas e terrenas. Nosso DEUS não comete injustiças, e porque não comete? Porque ELE mesmo É a JUSTIÇA. veja bem, o homem se justifica pelos atos, quando cumprimos atos de justiça, somos justos, e quando cometemos atos de injustiça somos injustos, porque são os atos que praticamos que nos rotulam; DEUS é exatamente o contrario, ELE mesmo justifica os atos, os atos são justos pelo simples fato de que o O DEUS JUSTO, ordenou que fossem feitos, vejam só:


I Samuel 15:2 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
3 - Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.

Uau, que ordem é essa, DEUS ordenou que fossem assassinados, homens, mulheres, animais, crianças e até mesmo as crianças de colo, que ainda mamavam. E Saul ao ouvir essa ordem, e como era um rei terrivel, desobedeceu.

I Samuel 15:9 - E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.


O rei Saul como bom filho de Adão que era, resolveu desobecer a DEUS, porque achou "mais justo" polpar as coisas boas do povo amalequita, irmãos, você pode estar se perguntando se Saul não fez o certo, de polpar a vida daqueles que DEUS, O JUSTO JUIZ, havia ordenado que fossem destruídos, e se você pensou isso você está errado. Veja, a conseqüência desta desobediência a ordem de DEUS,  foi se seguindo na historia do povo de Israel, que quase foi exterminado, por causa de um Amalequita chamado Hamã, conforme é narrado no livro de Ester. E mais um dos maiores inimigos de Israel ainda hoje, é um pais chamado Irã, descendentes daquele povo que DEUS havia mandado exterminar; O povo de Israel até hoje vive em guerra ao redor por conta desta desobediência.


Isaías 64:6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.

Nossa justiça não serve para nada, como nós podemos achar que podemos corrigir ou indagar a DEUS a respeito dos seus decretos, ELE É JUSTO, só ELE É JUSTO, pare de tentar entender as ordens de DEUS, cumpra elas.

Enfim pela justiça de DEUS, fomos condenados como devedores, tínhamos de pagar, e como já vimos antes, a unica moeda aceita neste caso é o sangue! As nossas afrontas contra a SANTIDADE de DEUS foram além da conta, maldade além da imaginação. A biblia nos fala no livro do apocalipse sobre algumas taças que estão cheias da ira de DEUS, ira. Sim, um DEUS irado pela rebeldia, e desobediencia, porque o grande lance é, se você ama a retidão, automaticamente odiara os caminhos tortuosos do pecado. E assim o livro do apocalipse, começa a falar sobra sete taças cheias da ira de DEUS, que vão sendo derramadas sobre a terra e sobre os homens, e coisas terriveis começam a acontecer, terriveis mesmo.


Apocalipse 16:1 - E OUVI, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.
2 - E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.
3 - E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.
4 - E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.
5 - E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas.
6 - Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores.
7 - E ouvi outro do altar, que dizia: Na verdade, ó SENHOR Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos.
8 - E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
9 - E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.
10 - E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor.
11 - E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram do Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras.
12 - E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.
13 - E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.
14 - Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.
15 - Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.
16 - E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.
17 - E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito.
18 - E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto.
19 - E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira.
20 - E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam.
21 - E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.



Dá medo ou não dá? Mas esse é o julgamento para todos aqueles que afrontaram ao DEUS SANTO, e desafiaram a SUA JUSTIÇA. E sabe quem forma estes homens? TODOS NÓS................


Romanos 3:12 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.



Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;



TODOS, e quando a ira de DEUS pelas nossas afrontas e rebeliões caísse sobre as nossas cabeças, Ái de nós, não sobraria nada, ninguém, seriamos totalmente exterminados, completamente aniquilados da terra e lançados eternamente no inferno.


Mas calma, ainda falta a terceira palavra, o AMOR de DEUS, o próprio DEUS SANTO E JUSTO, que não admite a afronta e a rebeldia, que estipulou o preço pelo pecado, e preço de sangue, sabia que não poderíamos pagar pela nossa rebeldia, e que se SUA ira sobrecaísse sobre nós, estaríamos aniquilados. E esta ultima palavra fez com que DEUS nos propiciasse um caminho, um caminho para nos salvar, nos salvarmos do julgamento que viria sobre nós, nos salvarmos de pagar pelas nossas transgressões com nosso sangue e nos salvarmos de ser aniquilados da terra sendo laçados no inferno.
 GLÓRIA a DEUS, por que ELE nos AMOU, mesmo sendo terriveis, pecadores, rebeldes, malvados, transgressores, idolatras, etc... O AMOR de DEUS por nós fez com ELE fornecesse um salvador, que pagasse por todas as NOSSAS transgressões, ELE nos fez um caminho para caminharmos em segurança, porque aquele que se encontrar fora do caminho sofrerá o grande JUIZO de DEUS.

O caminho se chama JESUS, ELE veio e tomou até a ultima gota o calice que estava preparado para nós, ELE pagou com seu sangue, aquilo que teria de ser pago com o nosso sangue, ELE satisfez a JUSTIÇA de DEUS, pagando em nosso lugar todas as nossas afrontas.
Quer entender esse AMOR?


Isaías 53:10 - Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.

O profeta Isaias cita que agradou a DEUS "moer" seu próprio FILHO, o fazendo "enfermar", que tipo de amor faria isso? O maior AMOR, um AMOR que agradou moer seu proprio FILHO, ao invés de moer VOCÊ e EU, porque como JUSTO, JESUS venceu a morte, mas nós não teríamos como faze-lo. DEUS preferiu sacrificar seu FILHO, e JESUS preferiu morrer, ao nos ver cair no inferno. Ele tomou o calice reservado para nós.


Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
8 - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.

ELE foi moido pelas NOSSAS iniquidades, porque eramos nós que seriamos moidos. JESUS é a expressão do AMOR de DEUS por nós, uma expressão ativa, que fez o que foi necessario para nos livrar da condenação futura, um AMOR que não poupou esforços para nos alcançar, JESUS é mais do que nosso SALVADOR, ELE é a propria declaração de AMOR de DEUS para nós.


Salmos 50:22 - Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.


Com JUSTIÇA seriamos despedaçados, pela SANTIDADE fomos lançados fora, mas pelo AMOR fomos trazidos de volta a presença do nosso PAI, através de JESUS, fomos feitos, de graça, filhos de DEUS.

LEIA todo o versiculo abaixo e veja:

Romanos 5:1 - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 - Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 - E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
6 - Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 - Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
9 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10 - Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
12 - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
13 - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 - Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 - E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 - Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 - Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
20 - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 - Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.


DEUS te amou de forma incompreensível, te deu a vida através da morte do seu FILHO AMADO. Mas, e você, tem amado este DEUS, você realmente pode dizer que ama a DEUS; pode dizer que o AMA acima da televisão, que ama mais conversar com ELE do que fazer qualquer coisa ou seu amor não passam de palavras, e quando é necessário de uma prova de amor, nós não temos para dar, preferimos nosso ego, preferimos nosso pecado, preferimos nossa vida? Será que nosso amor é tão fraco, que não pensamos duas vezes, antes de repetidamente, pecarmos contra SUA SANTIDADE, SUA JUSTIÇA E SEU AMOR?

Pois eu digo que se você sabe do erro da sua vida, e prefere mante-lo, ao esforçar-se para tirar tudo de ruim, só para agradar AQUELE que mais nos amou, então você não ama a DEUS, e não só você que está lendo, mas a mim o escritor, e a todos, que se encontram assim............. devemos orar, nos arrependermos e ama-lo, acima de todas as coisas, e acima de nós mesmo. Porque se depois de tudo, não não honrarmos este amor, se não honrarmos o cordeiro, então realmente somos dignos da ira de DEUS.


Portanto
AME a DEUS.


(você que foi tocado com a mensagem não deixe de divulga-la, não a mim, nem ao blog, mas a mensagem do amor de DEUS)

3 comentários:

Unknown disse...

É.. as vezes pensamos que estamos fazendo tudo certo, que estamos vivendo em Santidade, que conhecemos a Justiça ou até mesmo pensamos que sabemos o que é o Amor, mas nao falamos de um simples amor, mas sim o Amor do nosso Senhor para com cada um de NÓS!Quero dizer, que para mim, a cada dia que você Francisco Posta uma mensagem diferente, tenho muita vontade de ler, pois a cada mensagem é algo novo que eu aprendo,não quero apenas aprender, mas sim patricar aquilo que esta escrito, agradeço a Deus, por ter colocado um Jovem abençoado, que atravez DELE possa nos mostrar a SUA palavra com clareza, de uma maneira que possamos crompreender. Que o Senhor continue abençoando sua mente e te capacite a cada dia mais e mais! Beijo, Fique com DEUS!

Lucas Dantas disse...

Belo blog irmão, que esse espaço continue sendo usado para honra e glória do pai.
Já estou te seguindo irmão! Paz!
http://pensecristo.blogspot.com

Toninha (mamãe) disse...

Amar a Deus é tao somente abrir mão de si mesmo,fico muito orgulhosa de saber q ate aqui o Senhor tem cuidado de ti,não deixe que o seu ego jamais sobressaia ao que Deus tem p/te dar,confia no Senhor ,e deixe que Ele fale por vc ,amo vc