E Por Falar em Verdade - confronto ou conforto?? (final)

Retomando....(acesse aqui os tres primeiros posts I, II, III)
Mas ai, você me pergunta, caro irmão, e as promessas de DEUS sobre as nossas vidas?

Há centenas, e talvez milhares, de promessas na bíblia, algumas referentes a vinda de JESUS, outras para a volta de JESUS, outras referentes a vida do povo de DEUS aqui na terra e ainda outras referente a nossa vida na eternidade, enfim, há uma variedade enorme de promessas, enfim, o que eu digo é que nem todas são aplicáveis a nós. Sim, há promessas, por exemplo, velho testamentárias que dizem respeito ao povo judeu, a uma época, e as vezes a uma pessoa especifica, vamos ver um exemplo:

Gênesis 26
12 - E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
13 - E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.
14 - E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.

Grande operação de DEUS na vida de isaque, Isaque plantou, e para cada semente colheu isaque cem medidas. UAU, tremendo! Mas ai vem um pregador e diz que essa promessa esta sobre a sua vida, ele diz plante e você vai colher cem vezes, ai eu pergunto, quem disse? DEUS em algum lugar da sua palavra, transformou a benção da vida de isaque em promessa pra todo mundo? Não, embora DEUS tenha poder para fazer muuuuuuuuuuuuuito mais, isso não é uma promessa, é uma historia, mostrando o poder de DEUS. Se DEUS quiser operar dessa forma, ELE fará, o que quero dizer é, isso não é promessa!
Entenderam? 
A uma grande diferença entre os planos de DEUS para o povo judeu no passado, e os cristãos, principalmente que naquele tempo DEUS escolheu um povo, separou, fez uma aliança, prometeu uma terra,
confirmou um reino para aquele povo, vitoria sobre os inimigos, toda sorte de bençãos, riquezas, e dominio, para que todos os povos da terra viessem a crer que o DEUS do povo hebreu era o unico verdadeiro (e ainda É e sempre será), para nós é a mesma coisa,  só que muito melhor, ELE nos comprou, nos santificou, e fez uma nova aliança conosco, uma aliança de sangue, nosso sacerdote não esta nos templo corruptiveis, mas se assenta no Céu, ao lado de DEUS, nos incluiu no seu reino, não na terra como o reino do povo hebreu, mas no céu, um reino que durará para a eternidade, onde temos um REI justo, que governará com equidade, prometeu vitoria sobre os inimigos, mas não inimigos de carne e sangue, mas principados espirituais, e toda sorte de bençãos "espirituais", prometeu nos dar poder, mas poder para estabelecer o reino de DEUS, para que pudessemos levar a mensagem do reino aos demais povos da terra.
Viram que as promessas daquele povo se referem a estabelecer um reino aqui, na terra, e esse é um dos motivos que levaram aquele povo a não aceitar a JESUS, porque ELE não veio confrimar o reino deles aqui, mas veio estabelecer o reino de DEUS.

Mas vamos mais fundo:

II Crônicas 20
22 - E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
23 - Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se.
24 - Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou.
25 - E vieram Jeosafá e o seu povo para saquear os seus despojos, e acharam entre eles riquezas e cadáveres em abundância, assim como objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar; e três dias saquearam o despojo, porque era muito.
26 - E ao quarto dia se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao SENHOR. Por isso chamaram aquele lugar o vale de Beraca, até ao dia de hoje.
27 - Então voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Jeosafá à frente deles, e tornaram a Jerusalém com alegria; porque o SENHOR os alegrara sobre os seus inimigos.
28 - E vieram a Jerusalém com saltérios, com harpas e com trombetas, para a casa do SENHOR.
30 - E o reino de Jeosafá ficou quieto; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor.
29 - E veio o temor de Deus sobre todos os reinos daquelas terras, ouvindo eles que o SENHOR havia pelejado contra os inimigos de Israel.


Essa, na minha opinião, é uma das historias de guerra mais lindas da bíblia, o povo nem mesmo ergueu as espadas, apenas louvaram ao SENHOR, e os seus inimigos foram "desbaratados". Este versiculo tem alguns pontos chaves pra quem gosta deste tipo de mensagem, vamos ver:

24 - Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou. 

VITORIA: o povo adora essa palavra, DEUS nos fez mais do que vitoriosos em CRISTO. Mas vitoriosos contra quem? Nossas batalhas como diz a bíblia não é contra carne e nem sangue, mas sim contra principados e potestades, em outras palavras estamos em meio a uma batalha contra seres espirituais das trevas que querem impedir o reino de DEUS de avançar. Mas as igrejas tem lutado contra inimigos pessoais, que eles mesmos criam. Nossas guerras pessoais não tem nada a ver com a batalha que DEUS nos colocou, há coisas irmãos que nós procuramos com as proprias mãos, por exemplos dividas. A igrejas por ai que ensinam sobre demonios das dividas. AH tah, como se satanás pegasse o SEU cartão de credito e ele é que gastasse mais do que voce pode gastar. Claro que existem casos e casos, não estou querendo generalizar, mas tenha dó.......... A vitoria que CRISTO nos deu é contra o pecado, contra satanás, e contra a nossos proprios desejos carnais. Nossa luta é levar o evangelho a todos que vivem sem conhecer a salvação que há em JESUS, e contra toda força diabolica que tente impedir isso.



25 - E vieram Jeosafá e o seu povo para saquear os seus despojos, e acharam entre eles riquezas e cadáveres em abundância, assim como objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar; e três dias saquearam o despojo, porque era muito.

Essa é o melhor, RIQUEZAS, os olhos chegam até a brilhar quando se fala de riquezas. mas DEUS prometeu riquezas aos cristãos? Aonde? Bom, eu nunca li nada sobre riqueza fazer parte das promessas de DEUS para os cristãos. Pelo contrario, leia:

Lucas 12
19 - E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
20 - Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
21 - Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
22 - E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.

Mateus 13
22 - E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

Marcos 10
23 - Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Mateus 6
19 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Não sou contra enriquecer, tem pessoas que tem um dom pra negócios, só que isso num tem nada a ver com ser cristão ou não, ou por acaso  Bill Gates, Warren Buffett Carlos Slim Helu se convertera? Na verdade o que parece é que JESUS, nunca tinha boas coisas a dizer sobre riquezas, ELE tratava deste assunto com muita cautela, muita cautela mesmo, por que JESUS tinha em vista o perigo que "possuir" traz. E olha só como a igreja cristã começou:

Hebreus 11:26
26 - Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

Atos 2:44-45
44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45 - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

Efésios 1
3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

Puxa, quanta diferença, la eles vendiam o que tinham, aqui eles só querem mais para si mesmos, achavam glorioso trocar grandes riquezas pelo vituperio de CRISTO e se glorificam a DEUS por bençãos espirituais e não materiais. Mas isso deve ser porque o evangelho mudou, não é mesmo? Hoje o que importa mesmo é usufruir do poder de DEUS, ao maximo, usufruir não para o reino DELE, mas para o nosso proprio reino terreno, passageiro, tangivel, totalmente corrupitvel, mas agradavel a carnalidade do nosso modo de viver.

27 - Então voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Jeosafá à frente deles, e tornaram a Jerusalém com alegria; porque o SENHOR os alegrara sobre os seus inimigos.

ALEGRIA: irmão preste atenção, alegria é estar satisfeito com a sua situação, ou seja, você vai estar alegre, quando DEUS puser todas as coisas da sua vida em ordem, uma situação totalmente confortavel e organizada....... ERRADO......  Essa é a falsa alegria, a alegria do mundo, onde as coisas ao seu redor precisam estar em ordem para que voce seja feliz, no nosso caso isso é falso, nossa alegria é JESUS, e ponto final. Veja Habacuque, ele começa seu livro todo irado, indagando a DEUS sobre a situação, as coisas estavam fora da ordem, o justo era oprimido e o injusto folgava alegremente, mas DEUS tratou de Habacuque de tal forma que o fim do livro é o seguinte:

Habacuque 3
17 - Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 - Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
19 - O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).

Alegria é saber que no fim de tudo, há um futuro para você, porque sua alegria não é sua familia, nem seus filhos, ou amigos, ou esposa, ou carro, ou casa, ou dinheiro, ainda que você passe fome sua alegria é JESUS, ouvi um testemunho a alguns dias atrás sobre um missionário, que exerce seu ministério na África, ele ficou sabendo que uma irmã havia perdido seus filhos e marido na guerra, logo o missionario foi convidado por alguns irmãos para fazerem uma visita a esta irmã, para consola-la, enfim.... o missionário foi todo o caminho com o coração partido, só de imaginar como aquela mulher estaria abatida. Ao chegarem na casa dela, uma casa bem simples por sinal, esta irmã estava cantando um hino, ao vê-los, os recebeu com um sorriso, e uma alegria radiante, logo convidou-os para entrarem, e foi preparar algo de comer para os irmãos, o missionário ficou espantado, por que esperava encontrar ali uma mulher moribunda, necessitada de ajuda, e pelo contrario, achou uma mulher sorrindo e louvando a DEUS, o missionário, que não pode resistir, perguntou com ela poderia ficar tão tranqüila em face a tão grande perda que havia sofrido, a mulher respondeu que a sua alegria estava em JESUS, e isso bastava. Não é preciso falar mais nada irmãos. 

I Pedro 4
13 - Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

Isso é alegria.

30 - E o reino de Jeosafá ficou quieto; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor.

PAZ : Que maravilha, ter paz é algo sem preço, viver sem problemas na cabeça, andar por ai sem se preocupar com nada, afinal DEUS nos deu repouso, Gloria a DEUS, pena que isso ainda não é para nosso tempo...... fazer o que irmão não sou eu quem digo isso:

Apocalipse 21
1 - E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
4 - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5 - E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 

La, la no penúltimo capitulo de apocalipse, no fim de tudo terreno, e inicio do novo céu e nova terra, la é que teremos paz, seremos livres de tudo que nos afronta, tudo que nos machuca, que nos persegue, tudo que vem contra nós......... só la.
Mas calma, até todas as coisas que nos afrontam e nos tira a paz, sejam vencidas e colocadas como escabelo dos pés do SENHOR, ELE nos deu uma paz, uma paz diferente, uma paz, que funciona "em meio" aos problemas, em meio a desordem e perseguição, uma paz que olha para cima. 
ELE mesmo deixou bem claro que essa paz não era igual a do mundo. Até porque JESUS nos prometeu uma coisa, prometeu que SOFRERÍAMOS aflições, por isso nos dar essa paz é bem oportuno....... LOUVADO SEJA DEUS. Nossa paz nos mantem calmos "em meio"  as adversidades.

João 16
33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.


Que maravilha, JESUS diz " tenhais paz" e em seguida "tereis aflições", porque a paz que ELE nos deu acalma "em meio" as batalhas. E ai vem o Apóstolo Paulo e complementa:

II Coríntios 4
16 - Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
17 - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
18 - Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Paulo era um cara incrível, ele chamou de leve tribulação, vamos a lista:
"Vamos olhar Paulo de perto, o seu rosto magro, seu corpo coberto
de cicatrizes, a figura encurvada de um homem castigado pela fome,
quebrantado pelos jejuns e pelas chicotadas; seu corpo mirrado,
brutalmente apedrejado em Listra, passando fome em muitos outros
lugares; e sua pele ressequida e rachada depois de trinta e seis
horas exposto às intempéries no Mediterrâneo. E acrescentemos a
essa lista perigos e mais perigos; multiplicando pela solidão;
contemos as cento e noventa e cinco chibatadas, os três naufrágios,
os três açoitamentos com varas, um apedrejamento, suas prisões, e
as “mortes” que foram tantas que se perdeu a conta." (Porque tarda o pleno avivamento - Leonard Ravenhill)



Quer crescer, quer ser forte na presença de DEUS, quer conhecer a glória, então não fuja da tribulação, enfrente-a com animo e paz. Isso é guerra, não é pra meninos e sim pra homens (rsrsrs)
Mas os cristão de hoje não podem ser afrontados, ja em outras épocas ser entregue a morte por CRISTO (leiam O LIVRO DOS MARTIRES _ JOHN FOX), era honroso, em outras épocas ser torturado, ser menosprezado, ser perseguido por amor a CRISTO era algo totalmente valioso, ou ja esqueceram o que JESUS disse:

Mateus 5
10 - Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 - Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 - Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Porque hoje, viver uma vida vitoriosa, é não ter afronta, e se você tem sido afrontado é por que sua fé é pequena ou coisa assim, se você tivesse fé, não seria perseguido. Fico pensando nos irmãos que se convertem na Índia, África, China e em todo oriente médio, concerteza o fim para eles é perseguição, tortura e até mesmo a morte, será que eles não tem fé? Mesmo quando são colocados enfrente a fuzis prontos para atirarem, e são ordenados a negar a DEUS, será que isso tudo é porque eles não tem fé? E o que dizer de homens como Chales H. Spurgeon, George Whitefield, John Huss, John Wesley, Os Moravianos, Lutero e todos os mártires reformadores, missionários, que pagaram um alto preço por pregar a palavra, alguns deles com a própria vida, outros perderam sua saúde, de tanto se desgastar com o povo, será eles também estavam fora da visão? 
Já ouvi que se eu não quero, é porque eu sou tolo, mas na verdade tolo é aquele que inclina seu coração para as coisas visíveis e facéis, porque o reino de DEUS não se conquista sem luta

II Timóteo 3
12 - E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.


Sabe de uma coisa o evangelho do SENHOR chegou até nós por causa desses homens que deram suas vidas pela causa do cordeiro. De forma nenhuma o evangelho mudou, foram os homens que decidiram mudar o foco do puro evangelho de CRISTO para essas fabulas, cheias de encanto e coisas belas,mas a mensagem do evangelho continua sendo:

"Arrependam-se e creiam no evangelho, pois próximo está o reino de DEUS."

A alma dos homens precisa continuamente ser confrontada pelo evangelho, pois por falar em verdade, é o confronto que muda nossas vidas, e o confronto é quando ouvimos, o quão falhos nós somos, confronto é quando a santidade de DEUS, vem, e se choca com a nossa carne, e ai entendemos o quanto necessitamos DELE, confronto é quando a palavra diz, ARREPENDAM-SE. 

Precisamos aprender com o salmista Davi, que dizia: 
Salmos 23

4 - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Sabe qual finalidade de uma vara e um cajado, o cajado é uma vara grande com um gancho na extremidade, que o pastor usava para trazer a ovelha caso ela estivesse saindo do caminho que o pastor tinha direcionado, agora você imagine alguém enroscando uma pedaço de pau no seu pescoço, e puxar você na direção contraria que você está indo, isso deve doer..... pense bem......... Mas Davi sabia o pastor fazia isso para que  a ovelha não se desviasse do caminho, e por isso Davi sabia que quando o cajado do SENHOR confrontava o seu caminho, ele estaria consolado pois sabia seria posto em um caminho reto. 

Só o confronto das nossas vidas pode trazer o conforto verdadeiro, e não essas promessas vazias, de uma espécie de  Disney World, onde tudo acontece magicamente. Tudo o que você quiser está ao alcansse das suas mãos.......... mentira........... Veja como DEUS negou para o apostolo Paulo o seu pedido.



No fim, o povo adora aquilo que DEUS pode fazer, e não aquilo que ele É. isso é Idolatria!

E pra terminar, uma frase de um homem muito sabio, John Piper.

"DEUS é mais glorificado em você, quando você está mais satisfeito NELE, em meio a dor e a  pobreza, e não em meio a prosperidade".

Porque se você consegue amar a DEUS ainda que tudo esteja arruinado, se consegue adora-lo sem intenção de receber nada em troca, em meio a pobreza e dor, mas quer adora-lo só porque você O ama, ELE é mais glorificado em você, mais glorificado do que quando tudo vai bem e você levanta facilmente a voz para agradecer. Jó só conheceu ao SENHOR quando perdeu tudo, e DEUS só calou a boca do diabo, quando em meio a miseria, sem mais nada a perder Jó adorou ao SENHOR.

Chega de conforto barato, eu quero ser confrontado dia após dia, e você?


Nenhum comentário: